JanelasIndiscretas
CENTENARIO MUSEU NACIONAL GRAO VASCO
1916 . 2016
O Museu Nacional Grão Vasco comemora, ao longo de todo o ano de 2016, o centenário da sua existência. De facto, foi a 16 de março de 1916 que saiu publicado em Diário do Governo o Decreto nº 2:284-C, que decidia, no seu artigo 1º, o seguinte: “É organizado na cidade de Viseu um museu regional de obras de arte e peças arqueológicas com o nome de Museu de Grão Vasco”. Este museu foi inicialmente instalado na sala do Cabido e nos anexos da Sé, tendo sido nomeado para “o cargo de director-conservador” o Capitão Francisco António de Almeida Moreira, uma personalidade viseense de enorme prestígio e grande sensibilidade para as questões do património, da arte e da cultura nacionais.
No ano do seu centenário, são várias as homenagens prestadas ao nosso Museu, por diversas entidades, públicas e privadas, bem como por artistas e académicos, em tudo ampliando e popularizando ainda mais a instituição centenária que todos os viseenses acarinham e respeitam, e assim contribuindo de forma decisiva para a perpetuação da memória desta instituição de cultura e de arte de Viseu, cidade e região.
“Janelas Indiscretas” é um dos projetos artísticos que homenageia o MNGV, ao longo de todo o ano centenário, 2016, dando “vida” às janelas “cegas” do pátio interior do nosso museu, bem a algumas das janelas da fachada frontal do edifício.
Aqui deixamos lavrado o nosso agradecimento à coordenadora do projeto – Ana Barbero - por esta bela homenagem, num ano particularmente festivo da vida do nosso museu.
Dr. Agostinho Ribeiro
Diretor do Museu Nacional Grão Vasco
Museu Nacional Grão Vasco celebra 100 anos a 16 de março
Leia mais em: https://www.e-cultura.pt/evento/2046
Museu Nacional Grão Vasco: Fazemos hoje 100 anos!
https://pt-br.facebook.com/577283282362259/posts/967687053321878/